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simulado
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edital
Português
2013
•
FCC
•
MPE-CE
•
Analista Ministerial - Ciências da Computação
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O cego de Ipanema
Caminha depressa e ritmado, a cabeça balançando no alto, como um instrumento, a captar os ruídos, os perigos, as ameaças da Terra. Os cegos, habitantes de mundo esquemático, sabem aonde ir, desconhecendo as nossas incertezas e perplexidades. Sua bengala bate na calçada com um barulho seco e compassado, investigando o mundo geométrico. A cidade é um vasto diagrama, de que ele conhece as distâncias, as curvas, os ângulos. Sua vida é uma série de operações matemáticas, enquanto a nossa costuma ser uma improvisação constante, uma tonteira, um desvario. Sua sobrevivência é um cálculo.
Um dia eu o vi em um momento particular de mansidão e ternura. Um rapaz que limpava um cadillac sobre o passeio deixou que ele apalpasse todo o carro. Suas mãos percorreram o para-lama, o painel, os faróis, os frisos. Seu rosto se iluminava, deslumbrado, como se seus olhos vissem pela primeira vez uma grande cachoeira, o mar de encontro aos rochedos, uma tempestade, uma bela mulher.
(Paulo Mendes Campos.
O amor acaba
. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)
O primeiro e o segundo parágrafos destacam, respectivamente, as seguintes características do “cego de Ipanema”:
A
a segurança com que improvisa um novo trajeto e a sensação de júbilo que sente ao contato com formas que desconhece.
B
a extrema cautela na avaliação do espaço e a capacidade de precisar as peças de um carro que ele apalpa.
C
a natural insegurança de quem caminha pela cidade e a imaginação com que vai avaliando as formas de um carro.
D
o apurado senso de orientação no espaço delineado e a capacidade de se deleitar com a sensação tátil das formas.
E
o ritmo titubeante das passadas e a capacidade de reconhecer com as mãos as formas de um automóvel.
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O cego de Ipanema
Caminha depressa e ritmado, a cabeça balançando no alto, como um instrumento, a captar os ruídos, os perigos, as ameaças da Terra. Os cegos, habitantes de mundo esquemático, sabem aonde ir, desconhecendo as nossas incertezas e perplexidades. Sua bengala bate na calçada com um barulho seco e compassado, investigando o mundo geométrico. A cidade é um vasto diagrama, de que ele conhece as distâncias, as curvas, os ângulos. Sua vida é uma série de operações matemáticas, enquanto a nossa costuma ser uma improvisação constante, uma tonteira, um desvario. Sua sobrevivência é um cálculo.
Um dia eu o vi em um momento particular de mansidão e ternura. Um rapaz que limpava um cadillac sobre o passeio deixou que ele apalpasse todo o carro. Suas mãos percorreram o para-lama, o painel, os faróis, os frisos. Seu rosto se iluminava, deslumbrado, como se seus olhos vissem pela primeira vez uma grande cachoeira, o mar de encontro aos rochedos, uma tempestade, uma bela mulher.
(Paulo Mendes Campos.
O amor acaba
. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)
Atente para as seguintes afirmações:
I. A assertiva
Sua sobrevivência é um cálculo
(1
o
parágrafo), referida ao homem cego, justifica-se pelas expressões que imediatamente a antecedem, entre elas
improvisação constante.
II. No 1
o
parágrafo, o autor do texto estabelece uma relação entre as capacidades desenvolvidas pelos homens cegos e a autossuficiência com que parecem explorar os caminhos da vida.
III. Testemunhando
um momento particular de mansidão e ternura
(2
o
parágrafo), o autor equipara um prazer possível ao cego e o desfrute visual de formas naturais.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma SOMENTE em
A
II e III.
B
I e II.
C
III.
D
II.
E
I.
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O cego de Ipanema
Caminha depressa e ritmado, a cabeça balançando no alto, como um instrumento, a captar os ruídos, os perigos, as ameaças da Terra. Os cegos, habitantes de mundo esquemático, sabem aonde ir, desconhecendo as nossas incertezas e perplexidades. Sua bengala bate na calçada com um barulho seco e compassado, investigando o mundo geométrico. A cidade é um vasto diagrama, de que ele conhece as distâncias, as curvas, os ângulos. Sua vida é uma série de operações matemáticas, enquanto a nossa costuma ser uma improvisação constante, uma tonteira, um desvario. Sua sobrevivência é um cálculo.
Um dia eu o vi em um momento particular de mansidão e ternura. Um rapaz que limpava um cadillac sobre o passeio deixou que ele apalpasse todo o carro. Suas mãos percorreram o para-lama, o painel, os faróis, os frisos. Seu rosto se iluminava, deslumbrado, como se seus olhos vissem pela primeira vez uma grande cachoeira, o mar de encontro aos rochedos, uma tempestade, uma bela mulher.
(Paulo Mendes Campos.
O amor acaba
. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)
Está clara e correta a
redação
deste livre comentário sobre o texto:
A
O que admirou o autor, na cena quando o cego reconhece as formas do carro, é que dava a impressão de que ele podia ver muito bem as paisagens magní ficas que normalmente lhe negam.
B
Expressões como
vasto diagrama
e
mundo geométrico
devem de ser atribuídas ao cego em virtude dele caminhar com segurança em espaços cujo do mínio ele se assegura.
C
O vocabulário usual da geometria, no primeiro parágrafo, aplica-se ao modo preciso e calculado pelo qual um homem cego se orienta no espaço por onde caminha.
D
A cabeça erguida e a bengala batendo compassada no chão indiciam que o cego caminha sem hesitar aonde ele sabe que as formas se interpretam tão bem como se fossem visíveis.
E
Parece-nos advertir o autor do texto que as pessoas que enxergam são por vezes tomadas por aflições em cujas os cegos não se deixam assaltar, por seus trejeitos seguros.
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O cego de Ipanema
Caminha depressa e ritmado, a cabeça balançando no alto, como um instrumento, a captar os ruídos, os perigos, as ameaças da Terra. Os cegos, habitantes de mundo esquemático, sabem aonde ir, desconhecendo as nossas incertezas e perplexidades. Sua bengala bate na calçada com um barulho seco e compassado, investigando o mundo geométrico. A cidade é um vasto diagrama, de que ele conhece as distâncias, as curvas, os ângulos. Sua vida é uma série de operações matemáticas, enquanto a nossa costuma ser uma improvisação constante, uma tonteira, um desvario. Sua sobrevivência é um cálculo.
Um dia eu o vi em um momento particular de mansidão e ternura. Um rapaz que limpava um cadillac sobre o passeio deixou que ele apalpasse todo o carro. Suas mãos percorreram o para-lama, o painel, os faróis, os frisos. Seu rosto se iluminava, deslumbrado, como se seus olhos vissem pela primeira vez uma grande cachoeira, o mar de encontro aos rochedos, uma tempestade, uma bela mulher.
(Paulo Mendes Campos.
O amor acaba
. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)
Os verbos indicados entre parênteses deverão flexionar-se no PLURAL para preencherem de modo correto as lacunas da frase:
A
Ao esfuziante
cadillac
qualquer um de nós ...... (
render
) todas as homenagens, crianças que éramos, extasiadas diante dos encantos que ...... (
reunir
) para nós aquela máquina fantástica.
B
É preciso que não se ...... (
atribuir
) a um cego deficiências que ele de fato não tem, em virtude da otimização dos outros sentidos, que nele se ...... (
desenvolver
) de modo excepcional.
C
Os obstáculos que normalmente ...... (
oferecer
) aos transeuntes uma rua atribulada ...... (
enfrentar
)-os um cego com toda a galhardia.
D
Não ...... (
dizer
) respeito às pessoas que têm vista perfeita a avaliação de normas de segurança cuja proposição ...... (
caber
), sobretudo, aos cegos ou aos especialistas.
E
No texto, ...... (
suplantar
) os limites de um deficiente visual a cegueira de quem não se ...... (
valer
) dos olhos para distinguir melhor as coisas.
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O cego de Ipanema
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(Paulo Mendes Campos.
O amor acaba
. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)
Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:
A
O cego tocava elementos do carro como quem aprecie uma bela paisagem, uma bela mulher, como quem esteja sucumbindo diante de uma beleza inexcedível.
B
Todos nós saberíamos andar com mais segurança pela movimentada cidade caso desenvolvamos um senso de percepção espacial tão apurado como o dos cegos.
C
As ruas da cidade virão a ser familiares para aqueles que, mesmo não as enxergando, souberem esquematizá-las mentalmente, como quem elabora uma íntima cartografia.
D
O cego não poderia caminhar com tanta desenvoltura caso a cidade não seja inteiramente esquematizada na cabeça, para só então tê-la explorado sem qualquer hesitação.
E
Enquanto o rapaz limpava o
cadillac
, o cego de Ipanema, com gestos seguros e delicados, percorrera as formas do veículo como se o reconhecendo naquele exato momento.
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