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#848826
•
prova:
65462
•
questão 1
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Gêneros Textuais
2015
•
Instituto-legatus
•
Prefeitura de Pau D Arco - PI
•
Agente Administrativo
Exibir texto associado
TEXTO I
Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”. Aqui, o senhor não se sente ameaçado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelo contrário, ele vê o negro como seu “complemento natural”, como um “outro” que se dedica ao trabalho duro, mas complementar às suas próprias atividades que são as do espírito. Assim a lógica do sistema de relações sociais no Brasil é a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo está realmente hierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, também repartido e totalizado em esferas, círculos, planos, todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vários méritos etc., sendo tudo consolidado na Santíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo; igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade. (...) Neste sistema, não há necessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante.
(Roberto da Matta,
Relativizando
- Uma Introdução à Antropologia Social
)
O autor do gênero textual em análise tem a intenção comunicativa de
A
Ressaltar que em uma sociedade, em que as ligações são mais importantes do que as leis universais, não existem hierarquias.
B
Realçar a tese de que os senhores e escravos se estimam quando há intimidade, confiança e consideração e, portanto, não há discriminação social.
C
Demonstrar que só há discriminação social quando as leis que governam valem menos que as ligações entre as pessoas.
D
Ratificar que quando leis universalizantes são consideradas fundamentais, então é possível haver intimidade, confiança e consideração.
E
Defender que hierarquia, intimidade, confiança e consideração não estão necessariamente em oposição.
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#848827
•
prova:
65462
•
questão 2
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2015
•
Instituto-legatus
•
Prefeitura de Pau D Arco - PI
•
Agente Administrativo
Exibir texto associado
TEXTO I
Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”. Aqui, o senhor não se sente ameaçado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelo contrário, ele vê o negro como seu “complemento natural”, como um “outro” que se dedica ao trabalho duro, mas complementar às suas próprias atividades que são as do espírito. Assim a lógica do sistema de relações sociais no Brasil é a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo está realmente hierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, também repartido e totalizado em esferas, círculos, planos, todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vários méritos etc., sendo tudo consolidado na Santíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo; igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade. (...) Neste sistema, não há necessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante.
(Roberto da Matta,
Relativizando
- Uma Introdução à Antropologia Social
)
É correto afirmar sobre o texto em análise:
A
O escravo nem sempre ameaçava o senhor quando havia intimidade, confiança e consideração.
B
As relações familiares celebradas entre senhores e escravos acabaram lançando as bases das leis universalizantes.
C
Em sistemas sociais fortemente hierarquizados, o trabalho escravo substituía as atividades do espírito.
D
Em sociedade hierarquizada, senhores e escravos eram percebidos naturalmente como complementares.
E
Hierarquia e complementaridade são concebidas como formas naturais de relações sociais.
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#848828
•
prova:
65462
•
questão 3
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2015
•
Instituto-legatus
•
Prefeitura de Pau D Arco - PI
•
Agente Administrativo
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TEXTO I
Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”. Aqui, o senhor não se sente ameaçado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelo contrário, ele vê o negro como seu “complemento natural”, como um “outro” que se dedica ao trabalho duro, mas complementar às suas próprias atividades que são as do espírito. Assim a lógica do sistema de relações sociais no Brasil é a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo está realmente hierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, também repartido e totalizado em esferas, círculos, planos, todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vários méritos etc., sendo tudo consolidado na Santíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo; igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade. (...) Neste sistema, não há necessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante.
(Roberto da Matta,
Relativizando
- Uma Introdução à Antropologia Social
)
“igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade.”
No contexto, ao fazer essa afirmação, o autor dá a entender que:
A
há uma certa contradição nos seus próprios postulados.
B
na verdade, hierarquia e desigualdade são palavras com sentidos opostos.
C
a igualdade a que se refere é apenas aparente, é geradora de diferenças sociais.
D
hierarquia deveria ser simultânea a desigualdade.
E
o ponto crítico da igualdade é a desigualdade.
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#848829
•
prova:
65462
•
questão 4
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Termos Integrantes da Oração: Predicativo do Sujeito e Predicativo do Objeto
|
Orações Subordinadas Adjetivas - Restritivas e Explicativas
2015
•
Instituto-legatus
•
Prefeitura de Pau D Arco - PI
•
Agente Administrativo
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TEXTO I
Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”. Aqui, o senhor não se sente ameaçado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelo contrário, ele vê o negro como seu “complemento natural”, como um “outro” que se dedica ao trabalho duro, mas complementar às suas próprias atividades que são as do espírito. Assim a lógica do sistema de relações sociais no Brasil é a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo está realmente hierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, também repartido e totalizado em esferas, círculos, planos, todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vários méritos etc., sendo tudo consolidado na Santíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo; igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade. (...) Neste sistema, não há necessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante.
(Roberto da Matta,
Relativizando
- Uma Introdução à Antropologia Social
)
Releia o trecho retirado do texto e em seguida analise os itens, levando em consideração os recursos linguísticos empregados no período:
Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”
I. A oração
“...e essas ligações são consideradas como fundamentais”
apresenta um predicativo do sujeito introduzido pela preposição
como.
II. O elemento coesivo “que”, em “
em que as pessoas se ligam entre si”
e “do
que as leis universalizantes
” apresenta uma função sintática, nas duas ocorrências.
III.
“...que governam as instituições e as coisas”
, essa oração destacada pode ser classificada como um adjunto adnominal oracional.
Está (ão) correto (s) o (s) item (ns):
A
Apenas o I.
B
I e III.
C
I e II.
D
Apenas o III.
E
II e III.
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#848830
•
prova:
65462
•
questão 5
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Coesão e Coerência
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2015
•
Instituto-legatus
•
Prefeitura de Pau D Arco - PI
•
Agente Administrativo
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TEXTO I
Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”. Aqui, o senhor não se sente ameaçado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelo contrário, ele vê o negro como seu “complemento natural”, como um “outro” que se dedica ao trabalho duro, mas complementar às suas próprias atividades que são as do espírito. Assim a lógica do sistema de relações sociais no Brasil é a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo está realmente hierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, também repartido e totalizado em esferas, círculos, planos, todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vários méritos etc., sendo tudo consolidado na Santíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo; igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade. (...) Neste sistema, não há necessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante.
(Roberto da Matta,
Relativizando
- Uma Introdução à Antropologia Social
)
O vocábulo
“Aqui”
, no segundo período, é considerado um organizador textual e faz uma referência a
A
“relações entre senhores e escravos”
B
“igualdade e hierarquia ”
C
“instituições e coisas”
D
“no Brasil”
E
“sociedade fortemente hierarquizada”
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