A respeito do conteúdo e da linguagem empregada no texto, considere as afirmativas a seguir.
I - O tema consiste no modo como as práticas de leitura são afetadas pelo suporte material dos livros, sendo o Google o agente motivador das mudanças e as bibliotecas elementos nucleares da discussão.
II - No 2º parágrafo, se o segmento adverbial "nos últimos meses" ( ?.12-13) fosse deslocado para depois de "empresa californiana" (?. 16-17), o sentido do período se manteria inalterado.
III - No 4º parágrafo, se a palavra "patrimônio" (?. 38) fosse pluralizada, outros três elementos deveriam ser também pluralizados, em benefício da concordância.
Está(ão) correta(s)
O caráter argumentativo de um artigo de opinião é construído pelo emprego de estratégias variadas que sinalizam o ponto de vista do autor. Com relação às estratégias argumentativas empregadas no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.
( ) O caráter injuntivo, evidenciado no 1º parágrafo pelo emprego de verbos no modo imperativo, contribui para marcar interação com o leitor.
( ) Os termos "perigosa" (?. 33) e "extraordinária" (?. 33-34) avaliam "possibilidade" (?. 34) e sinalizam a posição favorável do autor em relação às coleções digitalizadas.
( ) As aspas empregadas em "mesmo" (?. 58) indicam a não literalidade dessa palavra, o que contribui para a construção do argumento em favor da tese de que as formas de leitura e as bibliotecas podem mudar.
A sequência correta é
Observe o período:
"Mas nem por isso devemos perder a sensatez." (?. 36-37)
A respeito das escolhas lexicais e da organização do período no contexto em que ocorre, considere as afirmativas a seguir.
I - A conjunção "nem" poderia ser substituída por "também", para preservar o sentido aditivo expresso no argumento.
II - Se o verbo "perder" fosse substituído por "esquecer", o complemento "a sensatez" seria alterado para "da sensatez", tendo em vista a regência verbal.
III - A correspondência correta do período, se reescrito na voz passiva, seria "Mas nem por isso a sensatez deve ser perdida por nós".
Com relação ao uso do termo "que" e da pontuação no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas assertivas que seguem.
( ) Na linha 32, "que" introduz informação que restringe o sentido do termo antecedente, razão pela qual a vírgula não foi usada depois de "Aqueles" (?. 32).
( ) Na linha 57, "que" introduz informação que especifica o conteúdo da oração anterior, podendo os dois-pontos que sucedem "saber" (?. 57) ser substituídos por vírgula, mas não por ponto-final.
( ) Na linha 64, "que" introduz informação que complementa "lembrar" (?. 64) e poderia ser sucedido por vírgula, já que o emprego da pontuação é, nesse caso, facultativo.
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