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#46481
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Português
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Interpretação de Textos
2015
•
VUNESP
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TJ-SP
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Escrevente Técnico Judiciário
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Ser gentil é um ato de rebeldia. Você sai às ruas e i nsiste, briga, luta para se manter gentil. O motorista quase te mata de susto buzinando e te xingando porque você usou a faixa de pedestres quando o sinal estava fechado para ele. Você posta um pensamento gentil nas redes s ociais apesar de ler dezenas de comentários xenofóbicos, homo fóbicos, irônicos e maldosos sobre tudo e todos. Inclusive você. Afinal, você é obviamente um idiota gentil.
Há teorias evolucionistas que defendem que as socie dades com maior número de pessoas altruístas sobrevi veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.
Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo asso ciar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bemsucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.
Não ter tempo para gentilezas é bonito. É justificá vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo. Não dizer bomdia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humi lhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. Como se houvesse um lado errado. Porque, se nenhum de nós abrir a boca, ninguém vai reparar que no nosso modelo de felicidade tem alguém chorando ali no canto. Porque ser gentil abala sua autonomia. Enfim, ser gentil está fora de moda. Estou sempre fora de moda. Querendo falar de gentileza, ima ginem vocês! Pura rebeldia. Sair por aí exibindo minhas vulnerabilidades e, em ato de pura desobediência civil, esperar alguma cumplicidade. Deve ser a idade.
(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)
É correto inferir que, do ponto de vista da autora, a gentileza
A
é prerrogativa dos que querem ter sua importância reconhecida socialmente
B
é uma via de mão dupla, por isso não deve ser praticada se não houver reciprocidade.
C
representa um hábito primitivo, que pouco afeta as relações interpessoais.
D
restringe-se ao gênero masculino, pois este representa os mais fortes.
E
é uma qualidade desvalorizada em nossa sociedade nos dias atuais.
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Português
•
Interpretação de Textos
|
Denotação e Conotação
|
Funções da Linguagem (apelativa, Emotiva, Fática, Metalinguística, Poética, Referencial)
2015
•
VUNESP
•
TJ-SP
•
Escrevente Técnico Judiciário
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Ser gentil é um ato de rebeldia. Você sai às ruas e i nsiste, briga, luta para se manter gentil. O motorista quase te mata de susto buzinando e te xingando porque você usou a faixa de pedestres quando o sinal estava fechado para ele. Você posta um pensamento gentil nas redes s ociais apesar de ler dezenas de comentários xenofóbicos, homo fóbicos, irônicos e maldosos sobre tudo e todos. Inclusive você. Afinal, você é obviamente um idiota gentil.
Há teorias evolucionistas que defendem que as socie dades com maior número de pessoas altruístas sobrevi veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.
Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo asso ciar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bemsucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.
Não ter tempo para gentilezas é bonito. É justificá vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo. Não dizer bomdia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humi lhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. Como se houvesse um lado errado. Porque, se nenhum de nós abrir a boca, ninguém vai reparar que no nosso modelo de felicidade tem alguém chorando ali no canto. Porque ser gentil abala sua autonomia. Enfim, ser gentil está fora de moda. Estou sempre fora de moda. Querendo falar de gentileza, ima ginem vocês! Pura rebeldia. Sair por aí exibindo minhas vulnerabilidades e, em ato de pura desobediência civil, esperar alguma cumplicidade. Deve ser a idade.
(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)
No final do último parágrafo, a autora caracteriza a gentileza como “ato de pura desobediência civil"; isso permite deduzir que
A
assumir a prática da gentileza é rebelar-se contra códigos de comportamento vigentes, mesmo que não declarados.
B
é inviável, em qualquer época, opor-se às práticas e aos protocolos sociais de relacionamento humano.
C
é possível ao sujeito aderir às ideias dos mais fortes, sem medo de ver atingida sua individualidade, no contexto geral
D
há, nas sociedades modernas, a constatação de que a vulnerabilidade de alguns está em ver a felicidade como ato de rebeldia.
E
obedecer às normas sociais gera prazer, ainda que isso signifique seguir rituais de incivilidade e praticar a intolerância.
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Interpretação de Textos
2015
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Ser gentil é um ato de rebeldia. Você sai às ruas e i nsiste, briga, luta para se manter gentil. O motorista quase te mata de susto buzinando e te xingando porque você usou a faixa de pedestres quando o sinal estava fechado para ele. Você posta um pensamento gentil nas redes s ociais apesar de ler dezenas de comentários xenofóbicos, homo fóbicos, irônicos e maldosos sobre tudo e todos. Inclusive você. Afinal, você é obviamente um idiota gentil.
Há teorias evolucionistas que defendem que as socie dades com maior número de pessoas altruístas sobrevi veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.
Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo asso ciar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bemsucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.
Não ter tempo para gentilezas é bonito. É justificá vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo. Não dizer bomdia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humi lhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. Como se houvesse um lado errado. Porque, se nenhum de nós abrir a boca, ninguém vai reparar que no nosso modelo de felicidade tem alguém chorando ali no canto. Porque ser gentil abala sua autonomia. Enfim, ser gentil está fora de moda. Estou sempre fora de moda. Querendo falar de gentileza, ima ginem vocês! Pura rebeldia. Sair por aí exibindo minhas vulnerabilidades e, em ato de pura desobediência civil, esperar alguma cumplicidade. Deve ser a idade.
(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)
Para responder à questão, considere a seguinte passagem, no contexto geral da crônica:
Não ter tempo para gentilezas é bonito. […] Não dizer bom dia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humilhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo.
Com essas afirmações, a autora
A
informa literalmente efeitos positivos que vê na falta de gentileza.
B
revela que também tolera atitudes não gentis e grosseiras.
C
aponta, ironicamente, o ponto de vista de pessoas não adeptas da gentileza.
D
expõe o que realmente pensa de quem é gentil com os semelhantes
E
adere às ideias dos não corteses, com os quais acaba se identificando.
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Ser gentil é um ato de rebeldia. Você sai às ruas e i nsiste, briga, luta para se manter gentil. O motorista quase te mata de susto buzinando e te xingando porque você usou a faixa de pedestres quando o sinal estava fechado para ele. Você posta um pensamento gentil nas redes s ociais apesar de ler dezenas de comentários xenofóbicos, homo fóbicos, irônicos e maldosos sobre tudo e todos. Inclusive você. Afinal, você é obviamente um idiota gentil.
Há teorias evolucionistas que defendem que as socie dades com maior número de pessoas altruístas sobrevi veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.
Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo asso ciar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bemsucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.
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(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)
As palavras destacadas nas passagens – (I) … as sociedades com maior número de pessoas
altruístas
sobreviveram por mais tempo… e (II) É justificável diante da eterna
ambivalência
humana: queremos ser bons, mas temos medo… – têm sentido contextual de
A
(I) dedicadas aos semelhantes e (II) ambiência.
B
(I) praticantes da filantropia e (II) ambiguidade.
C
(I) coerentes e (II) dualidade
D
(I) afáveis e (II) multiplicidade.
E
(I) dotadas de autonomia e (II) duplicidade.
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Há teorias evolucionistas que defendem que as socie dades com maior número de pessoas altruístas sobrevi veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.
Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo asso ciar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bemsucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.
Não ter tempo para gentilezas é bonito. É justificá vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo. Não dizer bomdia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humi lhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. Como se houvesse um lado errado. Porque, se nenhum de nós abrir a boca, ninguém vai reparar que no nosso modelo de felicidade tem alguém chorando ali no canto. Porque ser gentil abala sua autonomia. Enfim, ser gentil está fora de moda. Estou sempre fora de moda. Querendo falar de gentileza, ima ginem vocês! Pura rebeldia. Sair por aí exibindo minhas vulnerabilidades e, em ato de pura desobediência civil, esperar alguma cumplicidade. Deve ser a idade.
(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)
Há teorias evolucionistas que defendem que as sociedades com maior número de pessoas altruístas sobreviveram por mais tempo
por serem mais capazes de manter a coesão
.
No trecho –
Há
teorias evolucionistas… –, a substituição do verbo destacado está de acordo com a norma-padrão de concordância em:
A
Deve existir.
B
Vão haver.
C
Podem haver
D
Existem.
E
Podem existirem.
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