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#1555719
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prova:
100743
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questão 1
simulado
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edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Funções Morfossintáticas da Palavra Se
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
•
CEBRASPE
•
TJ-RJ
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Texto CG1A1-I
Prática já adotada pela população de países asiáticos para se proteger de doenças respiratórias transmitidas principalmente no inverno, o uso de máscaras se mostrou um instrumento eficaz na prevenção ao novo coronavírus; no entanto, crianças pequenas não devem usá-las. Especialistas lembram que, para quem tem menos de dois anos de idade, o uso de máscara facial pode dificultar a respiração e até aumentar o risco de asfixia.
“O sufocamento é o principal risco. Não somente crianças menores de dois anos, mas também crianças com doenças pulmonares, como asmáticos em crise, ou crianças com distúrbios neurológicos não devem usar máscaras”, afirmam infectologistas.
Renata Okumura.
O Estado de São Paulo
. 28/5/2020 (com adaptações).
Com relação aos aspectos linguísticos do primeiro período do texto CG1A1-I, é correto afirmar que o termo “se”,
A
no trecho “se proteger”, remete ao termo “Prática”.
B
no trecho “se mostrou”, tem como referente o termo “instrumento”.
C
em ambas as ocorrências, pode, sem prejuízo da correção gramatical do texto, ser deslocado para imediatamente após a forma verbal, escrevendo-se, respectivamente,
proteger-se
e
mostrou-se
.
D
em ambas as ocorrências, pode ser suprimido sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto.
E
em ambas as ocorrências, expressa a noção de reciprocidade.
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questão 2
simulado
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Português
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Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
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CEBRASPE
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TJ-RJ
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Texto CG1A1-I
Prática já adotada pela população de países asiáticos para se proteger de doenças respiratórias transmitidas principalmente no inverno, o uso de máscaras se mostrou um instrumento eficaz na prevenção ao novo coronavírus; no entanto, crianças pequenas não devem usá-las. Especialistas lembram que, para quem tem menos de dois anos de idade, o uso de máscara facial pode dificultar a respiração e até aumentar o risco de asfixia.
“O sufocamento é o principal risco. Não somente crianças menores de dois anos, mas também crianças com doenças pulmonares, como asmáticos em crise, ou crianças com distúrbios neurológicos não devem usar máscaras”, afirmam infectologistas.
Renata Okumura.
O Estado de São Paulo
. 28/5/2020 (com adaptações).
Infere-se do texto CG1A1-I que o uso de máscaras faciais é
A
considerado ineficaz por infectologistas para prevenir o contágio pelo coronavírus em crianças, independentemente da idade.
B
recomendado por infectologistas para crianças com distúrbios neurológicos, desde que elas sejam supervisionadas pelos pais.
C
desaconselhado por infectologistas para crianças com distúrbios neurológicos, independentemente da idade, devido ao risco de asfixia.
D
indicado por infectologistas para proteger crianças asmáticas, com dificuldade de respiração, por impedir o contágio pelo coronavírus.
E
aconselhado por infectologistas para crianças menores de dois anos de idade, desde que não tenham doenças pulmonares.
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#1555721
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questão 3
simulado
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Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
•
CEBRASPE
•
TJ-RJ
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Outono
O outono de azulejo e porcelana
Chegou! Minha janela é um céu aberto.
E esse estado de graça quotidiana
Ninguém o tem sob outros céus, decerto!
Agora, tudo transluz... tanto mais perto
Quanto mais nossa vista se alontana...
E o morro, além, no seu perfil tão certo,
Até parece em plena via urbana!
Tuas tristezas... o que é feito delas?
Tombaram, como as folhas amarelas
Sobre os tanques azuis... Que desaponto!
E agora, esse cartaz na alma da gente:
ADIADOS OS SUICÍDIOS... Simplesmente
Porque é abril em Porto Alegre... E pronto!
Mário Quintana.
Preparativos de viagem
. 2.ª ed.
São Paulo: Editora Globo, 2004 (com adaptações).
No poema
Outono
, o eu lírico
A
deplora a chegada do outono em Porto Alegre, revelando intenções suicidas.
B
afirma que o outono é um convite a incursões nos morros que circundam Porto Alegre.
C
descreve não somente as próprias emoções, como também as de outras pessoas.
D
deleita-se com a chegada do outono em Porto Alegre, identificando suas emoções com aquelas vivenciadas por pessoas que vivem sob outros céus.
E
considera que a queda das folhas amarelas sobre os tanques azuis representa um alento para pessoas tristes.
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•
prova:
100743
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questão 4
simulado
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prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Morfologia Verbal
|
Sintaxe
|
Concordância Verbal e Concordância Nominal
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2021
•
CEBRASPE
•
TJ-RJ
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Outono
O outono de azulejo e porcelana
Chegou! Minha janela é um céu aberto.
E esse estado de graça quotidiana
Ninguém o tem sob outros céus, decerto!
Agora, tudo transluz... tanto mais perto
Quanto mais nossa vista se alontana...
E o morro, além, no seu perfil tão certo,
Até parece em plena via urbana!
Tuas tristezas... o que é feito delas?
Tombaram, como as folhas amarelas
Sobre os tanques azuis... Que desaponto!
E agora, esse cartaz na alma da gente:
ADIADOS OS SUICÍDIOS... Simplesmente
Porque é abril em Porto Alegre... E pronto!
Mário Quintana.
Preparativos de viagem
. 2.ª ed.
São Paulo: Editora Globo, 2004 (com adaptações).
O termo “transluz”, no verso “Agora, tudo transluz... tanto mais perto”, no poema
Outono
,
A
pertence à mesma classe gramatical do vocábulo
luz
.
B
consiste em uma forma flexionada do verbo
transluzir
.
C
concorda com o termo “Agora”.
D
poderia ser substituído por
translúcido
, sem alteração dos sentidos do texto.
E
descreve um evento passado.
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simulado
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Português
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Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
•
CEBRASPE
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Analista Judiciário - Área Administrativa
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Texto CG1A1-II
Rejeito as doutrinas do arbítrio; abomino as ditaduras de todo gênero, militares, ou científicas, coroadas, ou populares; detesto os estados de sítio, as suspensões de garantias, as razões de estado, as leis de salvação pública; odeio as combinações hipócritas do absolutismo dissimulado sob as formas democráticas e republicanas; oponho-me aos governos de seitas, aos governos de facção, aos governos de ignorância; e, quando esta se traduz pela abolição geral das grandes instituições docentes, isto é, pela hostilidade radical à inteligência do país nos focos mais altos de sua cultura, a estúpida selvageria dessa fórmula administrativa impressiona-me como o bramir de um oceano de barbaria ameaçando as fronteiras de nossa nacionalidade.
Rui Barbosa. Discursos, Orações e Conferências.
Livraria e Editora Iracema: São Paulo, p. 95-96.
Do trecho “e, quando esta se traduz pela abolição geral das grandes instituições docentes, isto é, pela hostilidade radical à inteligência do país nos focos mais altos de sua cultura, a estúpida selvageria dessa fórmula administrativa impressiona-me como o bramir de um oceano de barbaria ameaçando as fronteiras de nossa nacionalidade”, do texto CG1A1-II, infere-se que
A
os bárbaros atravessam os oceanos para bramir suas ameaças às fronteiras da nacionalidade.
B
a selvageria da fórmula administrativa que hostiliza as instituições docentes é uma barbaridade que ameaça as fronteiras da nacionalidade.
C
o bramir do oceano ameaça as fronteiras nacionais tanto quanto a selvageria estúpida das fórmulas administrativas que hostilizam a cultura nacional.
D
as instituições docentes são ameaçadas quando a selvageria da fórmula administrativa hostiliza as fronteiras da nacionalidade, admitindo a invasão estrangeira.
E
a hostilidade da fórmula administrativa aos focos mais elevados da cultura nacional é uma selvageria que ameaça a inteligência dos docentes do país, tal como a ameaça às fronteiras da nacionalidade.
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