Com relação ao exercício de mandato eletivo por servidor público da administração, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.
( ) Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo público, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.
( ) Tratando-se de mandato eletivo estadual ou distrital, o afastamento do cargo público é facultativo.
( ) Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, pode optar pela sua remuneração.
A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:
V – F – F – V
F – F – V – V
F – V – F – V
V – F – V – V
V – V – F – V
Mulher, 40 anos, há 2 anos foi diagnosticada com tireoidite crônica (doença de Hashimoto) e, desde então, tem acompanhamento médico. Baseado nos últimos resultados dos exames clínicos foi prescrito novo tratamento medicamentoso. Paciente vai à farmácia com a prescrição, juntamente com os resultados de seus exames.
Prescrição: Levotiroxina sódica 25 µg (1 comprimido ao dia, administrar meia a uma hora antes do café da manhã por 15 dias).
Exames laboratóriais: Hormônio tireoestimulante (TSH) = 20,2 µUI/mL (0,30 e 4,00 µUI/mL); Triiodotironina livre (T3) = 1,2 pg/mL (2,42 a 4,36 pg/mL); Tiroxina livre (T4) = 0,5 ng/dL (0,90 a 1,80 ng/dL).
É necessário o farmacêutico saber a correlação entre o problema de saúde e o medicamento prescrito. Sendo assim, analise as mudanças na glândula tireoide e nos hormônios envolvidos em sua função, causadas pelo medicamento prescrito.
I) Aumento da absorção de íons iodetos do sangue pelas células foliculares da tireoide.
II) T3, que é produzido pelo metabolismo gradual do medicamento prescrito, suplementa continuamente a função da glândula tireoide.
III) A concentração de TSH no sangue é reduzida.
IV) A concentração de hormônio liberador do hormônio estimulante da tireoide (TRH) no sangue aumenta.
Estão corretas,
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas
Um homem de 29 anos tomou algumas cervejas artesanais com amigos em um bar. Algumas horas depois, ele se apresentou na emergência de um hospital com dor abdominal baixa, diarreia, náuseas e vômitos, e seu nível de consciência diminuiu gradualmente. Após análise, o nível de dietilenoglicol no sangue foi de 56 mg/dL e seus exames de sangue e análise de gases sanguíneos foram os seguintes:
Nível de creatinina sérica: 1,9 mg/dL (normal: 0,6 a 1,2 mg/dL).
Resultados da análise de gases sanguíneos: pH 7,00; PaO2 = 98 mmHg; PaCO2 = 33 mmHg e HCO3 - = 7,7 mEq/L.
Sobre a substância encontrada nesse paciente e o seu tratamento, analise as afirmativas:
I) O dietilenoglicol é metabolizado principalmente no fígado pelas enzimas álcool desidrogenase e aldeído desidrogenase.
II) O dietilenoglicol é metabolizado principalmente pelas enzimas do citocromo P450 no fígado.
III) O bicarbonato de sódio corrige a acidose metabólica causada pelos metabólitos do dietilenoglicol.
IV) O ácido glicólico produzido pelo metabolismo do dietilenoglicol combina com o cálcio para se tornar insolúvel e é depositado nos túbulos renais, causando danos renais.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Uma mulher de 36 anos foi a consulta médica com dores nas costas, sendo prescrito Paracetamol 500 mg, de 6 em 6 horas, por sete dias. Ao sair do consultório foi a farmácia com seu bebê de 1 ano e 2 meses de idade, pesando 9 kg. Ela expressou um forte desejo de continuar amamentando, mas estava preocupada com os efeitos de transferência do medicamento para o leite materno porque ela não queria prejudicar o seu filho.
O farmacêutico avaliou a bula do paracetamol e encontrou que a concentração plasmática máxima no estado de equilíbrio após a administração de doses de 500 mg a cada seis horas foi de 11,25 µg/mL, a qual foi quase completamente eliminada do plasma após 12 horas da administração. Sabe-se que o paracetamol é excretado no leite materno em baixas concentrações (1,0% da dose materna ingerida) e de que a dose oral habitual para bebês e crianças é de 10 a 15 mg/kg/por dose.
Qual é a explicação mais apropriada para o farmacêutico dar a paciente?
A quantidade de paracetamol que passa no leite materno é pequena e a amamentação é possível enquanto se toma o medicamento.
Embora a quantidade do medicamento no leite materno seja pequena, a amamentação deve ser interrompida.
Não há diferença significativa entre o aleitamento materno e a alimentação artificial, portanto é mais seguro parar de amamentar.
Devido à alta quantidade de medicamento que passa para o leite materno, você deve informar seu médico para trocar a prescrição.
É seguro mudar para comprimidos de loxoprofeno, pois o loxoprofeno não passa para o leite materno.
Uma mulher de 53 anos, diagnosticada com hipertensão e diabetes há 10 anos, trouxe hoje uma receita para a farmácia contendo o seguinte:
– Adalat® CR 30 mg (comprimidos de cloridato de nifedipino de liberação prolongada), 1 comprimido por dia após o café da manhã por 30 dias.
– Glifage® 500 mg (comprimidos revestidos de cloridrato de metformina), 3 comprimidos ao dia, no café da manhã, almoço e jantar por 30 dias.
A paciente pergunta ao farmacêutico se é possível mudar para um medicamento genérico a fim de reduzir ao máximo o ônus dos custos do tratamento. Sobre as explicações que o farmacêutico dará sobre o medicamento genérico ter a mesma eficácia, segurança e qualidade do medicamento de referência, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Foram realizados estudos farmacodinâmicos em animais.
( ) Foram conduzidos estudos de dissolução e uniformidade de conteúdo.
( ) Foram conduzidos estudos de fase I-III em humanos.
( ) Foi realizada a vigilância póscomercialização.
( ) Foi determinada a biodisponibilidade relativa em sujeitos humanos.
V – V – F – V – F
F – F – V – V – V
V – F – F – V – V
F – V – V – F – F
F – V – F – F – V
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br