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questão 3
simulado
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edital
Português
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Interpretação de Textos
2022
•
Unioeste
•
Prefeitura de Ramilandia - PR
•
Auxiliar Administrativo
Exibir texto associado
[...] Este mesmo espírito conservador/reacionário iria se manifestar no tratamento dado pelos contemporâneos àquela que é, indiscutivelmente, a principal instituição moldadora da história política, econômica, social e cultural do Brasil – a escravidão. Sabe-se que o Brasil foi, por larga margem, o principal destino dos mais de 12 milhões de africanos escravizados trazidos para as Américas entre os séculos 16 e 19. Apenas no período imperial, entre 1822 e 1856, seria de cerca de 1,2 milhão o número de escravos aqui desembarcados. Destes, aproximadamente 750 mil de forma ilegal, a partir de 1831, ano em que passava a vigorar compromisso com a cessação do tráfico assumido pelo Brasil em convenção firmada com a Grã-Bretanha. O desenrolar dessa triste história também é conhecido: a abolição de fato do tráfico transatlântico em 1850 e uma sucessão de leis culminando com a Lei Áurea, de 1888, tornando o Brasil o último país do Ocidente a abolir aquela “instituição peculiar” – para usar o eufemismo caro aos escravocratas do Sul dos Estados Unidos. [...]
Fonte: ABREU, Marcelo de Paiva; LAGO, Luiz Aranha Correa do; VILLELA, André Arruda.
A passos lentos:
uma história econômica do Brasil Império. São Paulo: Edições 70, 2022. p. 18.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação integralmente CORRETA em relação ao conteúdo do texto e às inferências que este permite.
A
O sujeito da primeira oração permite concluir que a parte do texto que antecede esse fragmento aborda a questão do espírito conservador/reacionário; no entanto, o conteúdo do texto mostra que tal aspecto não tinha sido ainda relacionado com a escravidão.
B
O conteúdo do texto e as escolhas linguísticas permitem concluir que se apresenta uma valoração negativa em relação à escravidão, no sentido de criticar tal prática, embora se argumente favoravelmente ao espírito conservador/reacionário do tempo do Brasil Império.
C
As expressões “Sabe-se que” e “é conhecido” acionam no texto um conhecimento geral sobre a história do Brasil, enquanto o tempo e o modo verbal do verbo ‘ir’, no primeiro período do texto, explicitam que se trata de uma informação duvidosa, não confirmada.
D
Há emprego de algumas estratégias argumentativas no texto, como o uso de advérbios e adjetivos, cujo teor argumentativo pode variar: enquanto “triste” e “larga” explicitam uma descrição com baixa carga subjetiva, “ilegal” e “caro” explicitam uma avaliação altamente subjetiva.
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