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#1376923
•
prova:
94381
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Educação Física
•
Atividade Física, Recreação e Lazer
2023
•
IF-MG
•
IF-MG
•
Professor - Educação Física
Nelson Carvalho MARCELLINO problematiza temas importantes sobre o lazer em nossa sociedade e as representações que os sujeitos detêm sobre esse direito. A questão aborda as reflexões desse autor sobre LAZER.
“O entendimento do lazer não pode ser estabelecido somente a partir do conteúdo da ação, ou pelo menos que ele não constitui condição suficiente para a conceituação. Se para algumas pessoas o futebol, a pescaria, a jardinagem constituem atividades de lazer, certamente isso não se verifica, em todas as oportunidades, para o jogador profissional, o pescador que depende da sua produção ou para o jardineiro. Além disso, aquilo que pode ser altamente atraente e prazeroso para determinada pessoa, não raro significa tédio ou desconforto para outro indivíduo. Assim, as circunstâncias que cercam o desenvolvimento dos vários conteúdos são básicas para a concretização das atividades.”
Nesse particular, podem ser destacados como fundamentais para o entendimento sobre lazer os aspectos:
A
recursos/tempo e espaço.
B
tempo/espaço e atitude.
C
espaço/recurso e lúdico.
D
atitude/lúdico e tempo.
E
lúdico/atitude e recurso.
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#1376924
•
prova:
94381
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questão 2
simulado
•
prova
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edital
Educação Física
•
Atividade Física, Recreação e Lazer
2023
•
IF-MG
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IF-MG
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Professor - Educação Física
Nelson Carvalho MARCELLINO problematiza temas importantes sobre o lazer em nossa sociedade e as representações que os sujeitos detêm sobre esse direito. A questão aborda as reflexões desse autor sobre LAZER.
“Não há dúvidas de que as atividades de lazer devem procurar atender as pessoas no seu todo. Mas, para tanto, é necessário que essas mesmas pessoas conheçam as atividades que satisfaçam os vários interesses, sejam estimuladas a participar e recebam um mínimo de orientação que lhes permita a opção entre várias possibilidades. Em outras palavras, a escolha, a opção, em termos de conteúdo, estão diretamente ligadas ao conhecimento das alternativas que o lazer oferece. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelo conteúdo do lazer. A classificação mais aceita é a que distingue áreas fundamentais”. Os interesses abaixo que estão corretamente identificados segundo Marcelino é:
A
os manuais, onde o que se busca é o contato com o real.
B
os físicos, onde é vislumbrada a capacidade de manipulação.
C
os artísticos, onde o campo de domínio dos interesses é o imaginário.
D
os intelectuais, onde se busca o relacionamento, os contatos face a face.
E
os sociais onde se busca a quebra da rotina temporal ou espacial e o contato com novas situações.
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#1376925
•
prova:
94381
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Educação Física
•
Educação Física no Ambiente Escolar
|
Inclusão e Diversidade Nas Aulas de Educação Física
2023
•
IF-MG
•
IF-MG
•
Professor - Educação Física
Rosilene Moraes Diehl, no livro Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiência alerta sobre temas importantes acerca das diferenças. As questões 03 e 04 dessa prova são baseadas em suas reflexões sobre vida ativa voltada ao esporte, recreação e dança, que são resultantes de uma extensa rede de atitudes nos âmbitos político, profissional, social e pessoal. “Na política pública de esporte e lazer, desde 1996 a lei é a favor da inclusão. Neste aspecto, a política vigente apoia a participação das pessoas cegas, surdas, com deficiência mental ou física em programas oferecidos à comunidade em geral. Esses programas devem atender a diversas pessoas, oferecendo espaço de integração social”.
No caso da Paralisia Cerebral (PC), uma lesão que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) antes que seu desenvolvimento tenha se completado, causando uma desordem motora e sensitiva na movimentação ampla e fina do corpo, essa alteração frequentemente é complicada pela ocorrência de convulsões, alterações do comportamento ou retardo mental. As Pcs mais comuns são subdivididas em três tipos.
Sobre essa subdivisão é correto afirmar que:
A
Espástica: quando há uma organização no movimento involuntário, o que faz com que parte do corpo participe de um movimento que, normalmente, envolveria todo o corpo. Pode agravar-se conforme o estado emocional.
B
Atetóica: reflexo que causa um movimento involuntário do corpo, até mesmo quando em repouso.
C
Atáxica: distúrbio cognitivo que causa problemas na postura e na coordenação e habilidades, causando dificuldades no equilíbrio e na percepção visual. Sempre ocorre em estado puro.
D
Convulsiva: contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência e excitação da camada externa do cérebro.
E
Isquêmica: fluxo de oxigênio inadequado a uma parte específica do organismo como o cérebro, e resulta, habitualmente, de um estreitamento ou bloqueio muscular.
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#1376926
•
prova:
94381
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Educação Física
•
Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento
2023
•
IF-MG
•
IF-MG
•
Professor - Educação Física
Rosilene Moraes Diehl aponta a DEFINICAO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) sobre à acuidade visual. A OMS considera que visão normal é melhor ou igual 20/25; visão próximo ao normal, entre 20/30 e 20/60; visão subnormal moderada, entre 20/70 e 20/160; severa entre 20/200 e 20/400 com campo visual menor ou igual 20 graus; profunda, entre 20/500 e 20/1000,com campo visual menor ou igual a 10; deficiência visual quase total, entre percepção luminosa e 20/1000, com campo visual menor ou igual a 5 graus; e amaurose, sem percepção luminosa.
No mesmo texto a autora cita a classificação esportiva, sobre essa classificação é correto afirmar:
A
Existe classificação utilizada no esporte adaptado para cegos: B1+, B2+, B3+, e C1-, C2-, C3-. Onde “B” significa boa visão e o “C” significa cego.
B
O número seguido do sinal + (mais) define o grau da qualidade da boa visão e o número seguido do símbolo – (menos) define o comprometimento visual.
C
O código foi definido pela Internacional Blind Sport Association (IBSA), e a classificação diz respeito ao grau de visão no melhor olho após a correção devida.
D
B1+ indica a percepção visual até a percepção luminosa, com capacidade de reconhecer a forma da mão em qualquer distância ou direção.
E
C3- indica a falta da capacidade de reconhecer a forma da mão para uma acuidade de 6/60 ou campo visual inferior a 20 graus.
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prova:
94381
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questão 5
simulado
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prova
•
edital
Educação Física
•
Fisiologia do Exercício
2023
•
IF-MG
•
IF-MG
•
Professor - Educação Física
Exibir texto associado
A fisiologia humana e especificamente a fisiologia do exercício são conteúdos importantíssimos da educação física. Sistematizar esse conhecimento de forma clara e objetiva para que os alunos se apropriem e utilizem esse conhecimento para melhorar sua qualidade de vida, pode ser um dos objetivos dos planejamentos de ensino. MCARDLE, W.D.; KATCH, F.I. & KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano; WILMORE, J.H. & COSTILL, D.L. Fisiologia do esporte e do exercício; e ROWLAND, THOMAS W. Fisiologia do Exercício na Criança, são exemplos de autores e obras que tratam esse conteúdo com eficiência. A questão aborda os estudos desses autores sobre o tema.
Sobre os diversos temas da fisiologia do exercício pode-se inferir que nem todos os mecanismos responsáveis pelo aumento da força e da resistência muscular são totalmente conhecidos. No entanto, somos capazes de identificar muitas das alterações metabólicas e morfológicas após dias e semanas de treinamento físico. Sobre o tema, indique a alternativa correta:
A
Observações realizadas com corredores de distância sugerem que, em média, o esquema ideal de treinamento pode ser equivalente a um gasto energético entre 500 e 600 kcal/mês.
B
A magnitude da melhoria da capacidade aeróbia é determinada, em parte, pela quantidade de calorias despendidas durante cada sessão de treinamento e da quantidade de trabalho realizado num período de minutos.
C
O grau de adaptação ao treinamento aeróbio independe do volume de treinamento, com maior dependência da sua intensidade.
D
As adaptações musculares são específicas à velocidade e à duração do esforço realizado durante o treinamento.
E
Corredores, ciclistas e nadadores que incorporam sessões de exercício duradouro e de baixa intensidade no seu esquema de treinamento apresentam um aumento na melhoria do desempenho do que aqueles que apenas realizam sessões de treinamento longas, lentas e de baixa intensidade.
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As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
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